Certamente, passar de seis a oito horas por dia sentado em uma cadeira durante o trabalho podem trazer diversos problemas relacionados à coluna, por isso é muito importante ter uma boa postura no trabalho.
Se já não bastasse o estresse diário enfrentado pela rotina do transporte público, uma dor nas costas pela má postura ao sentar-se com certeza não ajuda no dia a dia. No entanto, existem formas de controlar e melhorar a postura no trabalho para que desordens ou dores não aconteçam e acarretem um afastamento da profissão.
Tal afastamento é tão recorrente que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as dores nas costas acarretadas por problemas posturais durante o expediente afetam cerca de 85% da população mundial.
+ Exercícios para aliviar dores no pescoço
No entanto, a consciência corporal não deve ser praticada somente no ambiente de trabalho. Ter uma postura correta ao caminhar, correr e até mesmo enquanto se está preso no engarrafamento, tão frequente nas grandes cidades, auxiliam o corpo a evitar que sinais de alerta sejam ligados, no caso da postura, uma dor nas costas.
Primeiramente, a ergonomia se refere ao estudo do ser humano com relação ao seu trabalho, avaliando diversos aspectos diários, desde sua interação com o ambiente, organização e aspectos físicos.
A ergonomia física tem por princípio estudar em como o trabalho influencia fisicamente na vida do ser humano.
Dentre os aspectos avaliados pela ergonomia física está a postura, que é um vilão durante o expediente se não adotada de forma correta, prejudicando a relação do indivíduo com o ambiente profissional e afetando na sua produtividade pelos problemas que podem se relacionar pela má postura no trabalho.
Mesmo que já explicado que problemas podem surgir em caso de uma má postura, existem patologias que podem se desenvolver ao longo da rotina diária como:
Um dos mais comuns é a hipercifose, desordem na coluna que é muito responsável por uma má postura ao longo da vida. Pessoas mais velhas podem desenvolver com uma maior reincidência, no entanto, existem jovens da atual geração que passam a ter hipercifose por ficarem muitas horas jogando videogame ou no computador, chamada de cifose juvenil. Esta condição é caracterizada principalmente por formar uma curvatura na coluna, causando uma inclinação acentuada.
Com tal desgaste causado pela força aplicada na coluna por conta da má postura, o profissional tem um atrito entre as vértebras, que acabam comprimindo os nervos da coluna, causando até mesmo limitações funcionais, por conta da dor extrema.
A cervicalgia, problemas relacionados à coluna cervical, também estão presentes nas patologias relacionadas à má postura no trabalho. O tradicional torcicolo é uma consequência da cervicalgia, que tenciona os músculos do pescoço e até mesmo dos ombros por esforços repetitivos e por horas parado em uma mesma posição.
Tais mensagens, são classificadas como nossos principais movimentos, sejam eles com os braços ou pernas, e quando afetados, são traduzidos em forma de dor ao cérebro. Com a ajuda da Quiropraxia, essa mensagem será encaminhada de forma correta ao cérebro.
Combinando também com a Quiropraxia, praticar exercícios físicos também auxilia na melhora da postura corporal, visto que fortalecemos os músculos da coluna.
Além disso, dormir de forma correta, com um travesseiro ideal, que se adapte à coluna cervical, também evita com que problemas de postura sejam prolongados ao longo do dia, para o ambiente de trabalho.