Ombro congelado

O que é o ombro congelado?

Também conhecida popularmente como ombro congelado, a capsulite adesiva e leva esse nome por causar rigidez e dor na articulação do ombro.

ombro congeladoApesar de apresentar sinais marcantes, o ombro congelado se desenvolve gradualmente no paciente e os sintomas vem e vão se instaurando completamente em questão de um ou três anos.

A cápsula articular do ombro é composta por colágeno que tem a aparência elástica e anatômica, revestindo toda a articulação do ombro e permitindo a estabilidade articular. Em casos em que a caspulite adesiva se desenvolve, a cápsula se inflama e perde a sua função de flexibilidade.

O problema, como já dito, vai se desenvolvendo de forma gradual, se iniciando pela inflamação da cápsula, limitação dos movimentos ou o congelamento da articulação e em seguida a recuperação onde o paciente se recupera dos sintomas.

No entanto, o processo de desinflamação pode durar meses ou anos para se restaurar 100%, sendo necessário intervenções para encurtar o processo inflamatório e a recuperação dos movimentos. Por isso, é preciso de um acompanhamento de um quiropraxista para tratar tais problemas.

+ 5 motivos para visitar um quiropraxista

O que é a cápsula articular

A cápsula articular do ombro tem por objetivo revestir toda a articulação, sendo composta de colágeno de aparência firme, mas flexível, fazendo com que o ombro fique estável durante os movimentos que realiza.

Mesmo que o problema inicialmente possa ser confundido com bursite ou tendinite, é válido compreender que a bursite é um problema caracterizado pela inflamação das bursas, pequenas bolsas que se encontram na região do ombro com o objetivo de amortecer o movimento articular.

Já tendinite se dá por conta da inflamação de um ou mais tendões do ombro devido ao esforço excessivo e, apesar de terem causas parecidas, as condições afetam composições completamente diferentes.

Causas do ombro congelado

ombro congeladoO ombro congelado não tem uma causa aparente, mas pacientes que passaram por cirurgias ou tiveram a região do ombro imobilizada por muito tempo estão predispostos a desenvolverem o problema. Ademais, o ombro congelado se desenvolve com mais reincidência no lado dominante do paciente.

Pacientes que sofrem com patologias hormonais ou autoimunes, também estão mais predispostos a sofrerem com a capsulite adesiva.

Há também o fator do uso excessivo da articulação, uma vez que os hábitos diários, com movimentos constantes da região, favorecem o desenvolvimento do ombro congelado devido a inflamação da cápsula articular e, consequentemente, a compressão dos nervos do ombro.

Sintomas do ombro congelado

Em seus estágios, o ombro congelado causa dores ao paciente e, com a evolução da inflamação, os nervos da região do ombro são comprimidos, causando a limitação de movimento, também acarretada pela falta de flexibilidade da cápsula.

Dentre os principais estágios em que o quadro progride, estão:

Dor ou congelamento

ombro congeladoNesta etapa, conhecida como fase de congelamento, qualquer movimento com o ombro causa dor na região, sendo o início de um processo limitante, levando cerca de dois a nove meses até que esta fase seja concluída.

Enrijecimento

Nesta fase, o ombro se encontra totalmente congelado e, apesar de a dor diminuir, movimentos com a articulação se tornam mais difíceis ou incapacitantes. Este processo dura de quatro a 12 meses para se consolidar.

Descongelamento

A última fase é caracterizada pelo descongelamento da articulação e a amplitude de movimento passa a ser recuperada. Os sintomas desaparecem e o paciente começa a retomar suas atividades naturalmente, no entanto, até que se conclua, o processo pode durar de cinco meses até dois anos até que volte ao normal.

Diagnóstico do ombro congelado

Durante a primeira consulta de Quiropraxia, o profissional irá realizar diversos testes de movimentos com o ombro do paciente, a fim de determinar em qual estágio o ombro congelado se encontra. Por este motivo, o tratamento é prescrito de forma individualizada para atender as necessidades de cada um.

Com base nestas informações, o tratamento adequado é iniciado com os ajustes corretos no ombro, com o objetivo de eliminar o congelamento e a compressão dos nervos da região.

Quiropraxia no tratamento do ombro congelado

tratamento para capsulite adesivaAtravés dos ajustes propostos pela Quiropraxia as técnicas manuais auxiliam na recuperação do ombro congelado, visto que a terapia alivia as dores e recupera a função dos nervos comprimidos pela inflamação da cápsula, permitindo que a comunicação com o sistema nervoso central seja harmonizada e que o paciente retome seus movimentos do ombro congelado.

Com os ajustes, além da retomada das funções do ombro, o paciente também uma melhor percepção corporal e coordenação motora, uma vez que há uma melhora na comunicação do canal vertebral com o sistema nervoso central, possibilitando uma maior facilidade de movimentos.

As sessões de Quiropraxia também podem ser destinadas àqueles que não sofrem com problemas, uma vez que esta profissão também é indicada para a manutenção da qualidade de vida, prevenindo uma série de condições que acometem o bom funcionamento da estrutura.

+ Tratamento com Quiropraxia

Além das técnicas manuais empregadas, também é possível fazer o uso de outros utensílios que auxiliam nos ajustes, como pistolas massageadoras e pomadas que relaxam a musculatura e facilitam a realização dos ajustes.

Perguntas frequentes sobre o ombro congelado

Existem algumas perguntas frequentes que diversos pacientes têm dúvidas acerca das sessões de Quiropraxia, visto que muitos enxergam como uma massagem, por exemplo.

Os ajustes no ombro doem?

Não, a manipulação manual não dói. Apesar de os ajustes exigirem estalos e movimentos abruptos, a sensação que o paciente sente após uma sessão é de alívio. Quando se trata do ombro congelado, o paciente já consegue notar uma maior mobilidade na articulação.

Quantas sessões são necessárias para tratamento do ombro congelado?

Não existe um número específico de sessões, uma vez que o tratamento através da Quiropraxia é feito de maneira individualizada. No caso da capsulite, cabe a avaliação do profissional para determinar em qual estágio o problema se encontra para determinar a duração do tratamento.

O ombro congelado pode voltar?

Caso o paciente sofra com problemas na região e não respeite as orientações para preservar esta articulação, a capsulite pode voltar. Contudo, o acompanhamento quiroprático se faz eficiente em tais casos, especialmente se a condição estiver nos seus estágios iniciais.

ombro congelado