Dor Lombar (Lombalgia)

Você sabe o que é lombalgia?

Problema recorrente em diversos pacientes, a lombalgia afeta a parte da coluna lombar, região inferior da estrutura que é a base do nosso corpo, onde estão localizadas cinco das vinte e quatro vértebras que fazem parte da coluna vertebral como um todo.

lombalgiaA principal função da coluna lombar é sustentar todo o peso do tronco e possibilitar que movimentos diários sejam feitos, como virar para o lado ou até mesmo caminhar.

No entanto, assim como em toda coluna vertebral, as vértebras da coluna lombar são compostas por interligações, que são os nervos, além dos músculos e discos presentes, responsáveis por evitar o atrito entre cada vértebra.

Na maioria dos casos em que a lombalgia se desenvolve, o quadro é desencadeado por uma lesão muscular nas interligações vertebrais, como os nervos e os discos, ocorrendo uma inflamação no local afetado, bloqueando a mensagem funcional que chega ao cérebro.

Tal bloqueio atinge o sistema nervoso central em forma de dor, sintoma característico da lombalgia.

Como a lombalgia se desenvolve?

lombalgiaEmbora a lombalgia possa ser desencadeada por conta de uma lesão muscular, a má postura e outros hábitos do dia a dia do paciente também podem predispor o desenvolvimento desta condição.

Pacientes que possuem má postura ou que estão acima do peso, estão predispostos à condição, uma vez que estes problemas colocam uma carga excessiva na região lombar, tensionando nervos e músculos da coluna.

A falta de movimentos, proporcionados por uma vida sedentária, também estão associados com dores na coluna lombar, tendo em vista que há um desgaste desta região com o passar dos anos.

Doenças degenerativas também podem provocar dores na região lombar, como a artrose e artrite da coluna. Contudo, a Quiropraxia pode auxiliar no alívio destes incômodos proporcionados pela lombalgia, com técnicas manuais seguras e totalmente naturais.

Quais os principais tipos de lombalgia?

Com sensações parecidas, a lombalgia apresenta três tipos que são caracterizadas pelo seu tempo de duração no paciente:

Lombalgia aguda

dor lombar por levantar muito pesoO problema ocorre muitas vezes de forma esporádica por um movimento brusco realizado durante as tarefas do dia a dia e o tradicional ‘mau jeito’ acontece, gerando dor intensa, mas que desaparece em semanas.

Por meio de sessões regulares de Quiropraxia, é possível prevenir que o quadro evolua para uma condição crônica, uma vez que os ajustes reorganizam as funções da coluna vertebral e controlam.

Lombalgia subaguda

Limitando a mobilidade do paciente por até três meses, a lombalgia subaguda se dá muitas vezes por lesões musculares na espinha lombar.

Lombalgia crônica

Quando os sintomas da lombalgia se estendem por mais de três meses, o problema já pode ser considerado crônico. Através da Quiropraxia, é possível eliminar estes incômodos e restaurar as funções da coluna lombar, promovendo mais qualidade de vida ao paciente.

A lombalgia pode prejudicar quais partes da coluna?

Embora a lombalgia seja caracterizada pela dor na coluna lombar, existem estruturas e sintomas específicos que esta condição pode proporcionar de acordo com o local afetado, como:

Axial

O tipo de lombalgia que é mais comum dentre os pacientes que possuem o incômodo. A dor axial afeta tanto os músculos e ligamentos, quanto os ossos do indivíduo, limitando funcionalidades do paciente por conta da inflamação na região de baixo das costas.

Radial ou ciática

Afeta especialmente a raiz do nervo, inflamando e, consequentemente, bloqueando a mensagem motora que chega ao sistema nervoso central, gerando fraqueza, sensação de choque na região, atingindo as pernas em um dos lados do corpo.

Entre em contato conosco e reconquiste sua saúde e bem-estar.

Sintomas causados pela lombalgia

Além da dor, como já citado, a lombalgia causa outros incômodos ao paciente que possui a condição.

O paciente pode apresentar a sensação de queimação nas costas, podendo se estender até as pernas em caso de o nervo ciático estar afetada (nervo que se estende até as pernas), dificuldade em andar, sentar-se dentre realizar outros tipos de tarefas diárias.

Em certos casos, espasmos musculares ocorrem na região inferior das costas o que acentua o quadro da dor.

Como a Quiropraxia pode ajudar no tratamento da lombalgia?

quiropraxista fazendo ajuste na lombarSendo um tratamento que auxilia na melhora de das disfunções do sistema musculoesquelético, a Quiropraxia reorganiza a coluna vertebral e reconecta as desordens na coluna, neste caso, as que são geradas pela lombalgia e possibilitando que a comunicação do corpo com o sistema nervoso central entre em harmonia novamente.

Durante uma sessão junto ao quiropraxista, um histórico e os sintomas do paciente serão avaliados para identificar o tipo de lesão na coluna e em qual lugar.

Em seguida, exames quiropráticos serão realizados, tais como: medição de pressão, além de testes de amplitudes de movimentos na área afetada. Complementando com exames radiográficos, o quiropraxista irã traçar um plano a curto e médio prazo para o tratamento da lombalgia.

De início, o tratamento será focado em minimizar a dor causada pela lombalgia. Em sessões a longo prazo, o foco será em reabilitar a funcionalidade do paciente que foi afetada pelo problema, organizando a coluna novamente para as tarefas do dia a dia sejam retomadas.

Perguntas frequentes sobre dor lombar

Existem algumas perguntas que os pacientes fazem durante as avaliações quiropráticas sobre o tratamento da lombalgia e da condição em si. Dentre as dúvidas mais frequentes, estão:

As dores lombares podem voltar?

Sim, podem. A coluna é uma estrutura que está suscetível a sofrer com traumas e desgastes devido a ação do tempo. Por isso, manter visitas periódicas no quiropraxista pode prevenir a recidiva da lombalgia, assim como de outros problemas que interferem na saúde.

Quantas sessões são necessárias para tratar a lombalgia?

Não existe um número ideal de sessões, uma vez que cada caso possui sua particularidade. Somente o quiropraxista pode determinar o plano de tratamento e a quantidade de visitas ao consultório.

Preciso tomar remédios para melhorar da lombalgia?

Não. Através da Quiropraxia, é possível obter uma melhora significativa do quadro por meio dos ajustes manuais feitos, sem o uso de fármacos.

É possível prevenir a lombalgia?

Sim, é possível. Através da prática da boa postura, alimentação saudável e atividades físicas regulares, os pacientes podem viver melhor, sem dores na coluna. Além disso, a Quiropraxia também pode contribuir para a prevenção e por isso, sessões periódicas são indicadas.

lombalgia

Entre em contato conosco e reconquiste sua saúde e bem-estar.