Quiropraxia trata dor de cabeça?

Quiropraxia no tratamento da dor de cabeça

A dor de cabeça é um problema comum em muitas pessoas, visto que essa condição pode ser desencadeada por uma série de fatores, desde a má posição durante o sono, estresse ou por conta do tensionamento na região cervical.

Por meio das técnicas manuais da Quiropraxia, é possível tratar as causas das dores de cabeça, aliviando as crises e promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Quais as principais causas das dores de cabeça?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 95% da população brasileira sofre com dor de cabeça ao menos um momento da vida. Deste total, 70% das mulheres e 50% dos homens têm episódios do problema ao menos uma vez ao mês.

dor de cabeçaDentre os principais fatores que desencadeiam as dores de cabeça, é possível citar os mais populares, uma vez que são males que desencadeiam este quadro, sendo considerada uma condição secundária.

• Alterações temporomandibulares
  • Estresse;
  • Má postura;
  • Posição inadequada durante o sono.

Estas condições provocam as dores de cabeça devido ao tensionamento das estruturas na região cervical, na qual diversos nervos enviam impulsos nervosos ao sistema nervoso central.

As tensões ocorrem devido ao excesso de trabalho da região cervical, especialmente quando o paciente permanece em uma mesma posição, fator que provoca a limitação funcional e, consequentemente, dores de cabeça.

Quando há este tensionamento causado pelo estresse, má postura ou uma noite de sono mau dormida, a comunicação para que os movimentos sejam realizados, é interrompida. Por conta de tal processo, o corpo passa a sinalizar a dor de cabeça como um sintoma para apontar que existe algo errado.

+ O colchão influencia na saúde da coluna?

dor de cabeçaNo caso das alterações temporomandibulares, o problema é caracterizado pela compressão dos nervos e músculos da mandíbula. Pacientes que apresentam essa condição, geralmente possuem alterações na mordida, o que desencadeia o quadro.

Sintomas como dificuldades na fala, mastigação e dores de ouvido, são os principais sintomas e as dores de cabeça recorrentes podem surgir ao longo em que as alterações mandibulares progridem. Para isso, a Quiropraxia também pode intervir e auxiliar nos ajustes da região da mandíbula e aliviar as dores causadas pelo problema.

Além das dores de cabeça, o paciente também pode sofrer com limitações de movimentos na região do pescoço, acentuando o quadro. Portanto, caso as dores de cabeça se tornem recorrentes, não deixe de procurar o acompanhamento de um quiropraxista para avaliação e tratamento.

Dor de cabeça e Quiropraxia

Na Quiropraxia o paciente que sofre com crises de dor de cabeça passa a ter um tratamento real, uma vez que as abordagens buscam tratar o foco do problema e não o sintoma, como no caso de uso de medicamentos para aliviar as dores.

Durante a consulta, perguntas serão feitas para entender e esclarecer o principal causador das dores de cabeça, ao invés do problema em si, visto que o incômodo é uma combinação de diversos fatores, sejam eles emocionais ou patológicos. Além das perguntas, o quiropraxista realiza uma série de testes funcionais e de reflexo, para compreender a origem da condição que está provocando os incômodos.

Com o diagnóstico feito, é possível traçar um plano de tratamento para aliviar as crises de dores do paciente e restabelecer a harmonia da coluna.

Com a Quiropraxia intervendo como tratamento para as dores de cabeça, o alívio pode vir gradativamente, contudo, em casos isolados, o paciente pode apresentar uma melhora rápida vista as técnicas aplicadas pelo tratamento.

dor de cabeçaA depender da natureza do seu problema e da frequência, serão necessárias algumas sessões para que se perceba a diminuição dos episódios de dores como também a diminuição da intensidade dessas dores.

Caso você nunca tenha experimentado uma sessão de Quiropraxia, é interessante que você procure um profissional competente da área em sua cidade e possa conversar para esclarecer suas dúvidas e avaliar se o tratamento se encaixa na sua rotina.

+ Tratamento com Quiropraxia

Por ser livre do uso de medicamentos, a quiropraxia não oferece contraindicações para o tratamento da cefaleia e tem eficácia comprovada cientificamente, valendo muito a pena para melhorar sua qualidade de vida.

É possível prevenir a dor de cabeça?

quiropraxiaA prevenção para dores de cabeça consiste na manutenção da qualidade de vida através da Quiropraxia. Sessões regulares junto de um profissional habilitado auxiliam na prevenção de diversos problemas de saúde, além de manterem a harmonização da coluna, o que impacta diretamente na realização das atividades diárias, dando maior disposição e facilidade para executar movimentos.

Também existem outras atividades que influenciam na prevenção de dores de cabeça, como a prática regular de exercícios físicos e a manutenção da postura durante o dia a dia.

Portanto, não deixe de procurar o acompanhamento periódico das sessões de Quiropraxia para que seu sistema musculoesquelético não sofra com os impactos negativos causados por alterações emocionais ou devido aos hábitos diários.

Perguntas frequentes sobre dor de cabeça

Dentre as principais perguntas feitas para o quiropraxista sobre o tratamento das dores de cabeça, as mais frequentes são:

Qual a relação das dores de cabeça com a coluna?

Diversos nervos que percorrem a coluna estão ligados diretamente ao sistema nervoso central. Por isso, quando há um tensionamento muscular ou a compressão vertebral, o paciente sofre com dores de cabeça.

Como a Quiropraxia auxilia no tratamento?

Através de uma avaliação minuciosa é possível determina a causa do problema e tratar a condição de estresse, tensionamento muscular ou compressão de nervos por alterações ósseas.

As dores de cabeça podem voltar?

Sim, podem. No entanto, caso os pacientes frequentarem o quiropraxista de forma regular, o paciente consegue evitar as crises de dores de cabeça, assim como melhorar outros aspectos que interferem na vida do paciente.

Por que o estresse provoca dores de cabeça?

Quando o paciente se encontra em uma situação de estresse, o corpo passa a conviver em constante estado de alerta, fazendo com que o psicológico impacte no organismo. Por isso, as tensões musculares são causadas por essa condição, desencadeiam nas dores de cabeça.

dor de cabeça