A cervicalgia ou dor cervical é uma condição que acomete o sistema musculoesquelético, sendo caracterizada principalmente pela rigidez do pescoço e suas causas podem variar dentre um mau jeito por movimentos bruscos, hérnia discais ou até mesmo por uma noite mal dormida.
Além disso, fatores patológicos também podem estar associados, já que doenças degenerativas também podem afetar o paciente.
Este problema é bastante recorrente, uma vez que a região cervical está em constante movimento para a realização de atividades diárias e tende a sofrer impactos significativos.
No que diz respeito à má postura, essa parte da coluna é uma das mais afetadas devido ao tensionamento e desgaste prematuro dos nervos e músculos desta área.
A cervicalgia ou dor cervical é um incômodo que pode ser causado por diversos fatores, entre eles os mais comuns são, desde aqueles relacionados aos hábitos do paciente ou devido a um problema estrutural da coluna, como:
Esse é um erro muito comum, até mesmo quando você coloca o braço por debaixo do travesseiro, podendo ocasionar uma elevação que cause tensão na região do pescoço e proporcione a dor.
Por isso, é muito importante avaliar seu modo de dormir.
Um hábito já consolidado mundialmente, o uso de celulares também interfere e pode ser um dos causadores da cervicalgia. Passar horas à fio, com a cabeça baixa, lendo ou conversando nas redes sociais, pode provocar dores cervicais, já que o pescoço fica em uma mesma posição durante muito tempo.
O peso da cabeça tende a gerar essas tensões neurais, impactando da funcionalidade da região. A simples mudança desse hábito pode ser o necessário para que você não sofra mais com essas dores que são incômodas.
Na consulta você deverá sinalizar a dor e informar ao quiropraxista sobre o acidente para que ele possa solicitar exames de imagem e proporcionar o melhor tratamento para sua dor.
Um fator menos comum e também mais sério que causa dores intensas na região cervical é a hérnia localizada nesse ponto do corpo.
A hérnia pode ser causada por um acidente, bem como pode ser resultado de esforços excessivos e anos de má postura.
Por isso, o melhor investimento que você pode fazer na sua própria saúde cervical é garantir a boa postura diariamente.
Caso o problema seja, por exemplo, uma hérnia na cervical, será necessário o tratamento adequado para que você possa ter o alívio da dor. Através de uma avaliação de amplitude de movimento, histórico e sintomas apresentados, o quiropraxista pode traçar um plano de tratamento adequado a fim de reabilitar a funcionalidade da região.
Além disso, caso você tenha uma hérnia cervical alguns cuidados na sua rotina precisam ser adotados para evitar que o problema se agrave ainda mais e outras hérnias possam surgir em sua coluna. Este aconselhamento pode ser feito pelo quiropraxista, que irá orientar o paciente para evitar hábitos que agravem o quadro.
O ajuste quiroprático consiste em técnicas manuais que promovem no realinhamento da coluna vertebral, descomprimindo nervos que interverem diretamente na funcionalidade e geram quadros de dor ao paciente. Com o tratamento da Quriopraxia, o paciente tem a musculatura do pescoço aliviada, melhorando a comunicação do sistema nervoso central.
Além disso, o tratamento através da Quiropraxia também auxilia na melhora da qualidade de vida. Os ajustes recorrentes, melhoram a comunicação da coluna vertebral com o restante do corpo, restabelecendo a harmonia da estrutura e prevenindo uma série de problemas que acometem o corpo inteiro, uma vez que a coluna é a base do corpo humano e quaisquer impactos na região, podem refletir diretamente na funcionalidade corporal.
Outro aspecto é que a Quiropraxia não faz o uso de medicamentos e não agride o corpo do paciente, sendo uma prática totalmente natural, que preza pela saúde do indivíduo.
Existem muitas perguntas recorrentes acerca do tratamento com Quiropraxia para a cervicalgia. Dentre as principais dúvidas, estão:
Sim! Através dos ajustes, é possível descomprimir os nervos e músculos cervicais afetados pela cervicalgia. Quando há essa descompressão, a comunicação do sistema nervoso central com a coluna, são restaurados e o paciente recupera a sua funcionalidade.
Se o paciente não procurar o tratamento adequado para a cervicalgia, o quadro passa a evoluir para um estágio crônico.
O problema da cervicalgia crônica é caracterizada por uma dor na qual não desaparece e convive constantemente com o paciente, sendo necessário o acompanhamento não só da Quiropraxia, mas de uma equipe multidisciplinar para o tratamento adequado.
Sim. Caso o paciente durma com um travesseiro que não é adequado para a sua coluna cervical, sem o devido apoio na região o local permanecerá durante todo o período de repouso em uma posição de tensionamento, desencadeando o quadro.
A postura inadequada durante longos períodos, seja durante o caminhar ou enquanto o indivíduo está sentado no ambiente de trabalho, pode provocar o tensionamento da musculatura na região, fator que gera episódios de dor aguda.
Portanto, tenha atenção quanto sua postura e não deixe de frequentar as sessões de Quiropraxia para ter uma saúde melhor, tanto da coluna, quanto de todo o corpo!
Preencha os dados e receba gratuitamente nosso e-book.