Segurança na manipulação de Quiropraxia da coluna cervical

100% Seguro: segurança na manipulação de Quiropraxia da coluna cervical

Segurança na manipulação de Quiropraxia da coluna cervical

Novo estudo, publicado na US National Library of Medicine, com o objetivo de estimar o risco de eventos adversos sérios e relativamente menores após os ajustes da quiropraxia da coluna cervical por uma amostra de quiropraxistas do Reino Unido comprova a segurança do procedimento.

Foram estudados os resultados do tratamento obtidos a partir de 19.722 pacientes. A manipulação foi definida como a aplicação de um impulso de alta velocidade / baixa amplitude ou mecanicamente assistido para a coluna cervical. Eventos adversos sérios, definidos como “encaminhados para o hospital A & E e / ou início grave / piora dos sintomas imediatamente após o tratamento e / ou resultaram em incapacidade / incapacidade persistente ou significativa” e eventos adversos menores relatados pelos pacientes como agravamento dos sintomas ou aparecimento de novos sintomas, foram registrados imediatamente, e até 7 dias, após o tratamento.

Os dados foram obtidos de 28.807 consultas de tratamento e 50.276 manipulações da coluna cervical. Não houve relatos de eventos adversos graves. Isso se traduz em um risco estimado de um evento adverso grave de, no pior, aproximadamente 1 por 10.000 consultas imediatamente após a manipulação da coluna cervical, aproximadamente 2 por 10.000 consultas de tratamento até 7 dias após o tratamento e aproximadamente 6 por 100.000 manipulações da coluna cervical. Efeitos colaterais menores com um possível envolvimento neurológico foram mais comuns. O maior risco imediatamente após o tratamento foi desmaios / tonturas / vertigens, em pior, aproximadamente 16 por 1000 consultas de tratamento. Até 7 dias após o tratamento, estes riscos foram dor de cabeça, em piores cerca de 4 por 100, dormência / sensação de formigamento nos membros superiores.

Embora os efeitos colaterais menores após a manipulação da coluna cervical tenham sido relativamente comuns, o risco de um evento adverso grave, imediatamente ou até 7 dias após o tratamento, foi muito baixo.

Artigo originalmente publicado em US National Library of Medicine.