06 set Quiropraxia em Crianças
A Quiropraxia pode ser aplicada em diversos tipos de pessoas, que vão de grávidas até pessoas mais idosas. No entanto, você sabia que crianças também podem se beneficiar de um ajuste quiroprático?
Quiropraxia Pediátrica
Conhecida como Quiropraxia Pediátrica, a técnica pode ser aplicada nos pequenos que vão desde os recém-nascidos até os maiores, que são bastante ativos durante a infância como tanto nas brincadeiras, quanto no processo de aprenderem a andar.
Estas etapas da vida podem acarretar em muitos tombos, que são naturais por conta do desenvolvimento e aprendizado da capacidade motora. Contudo, estes pequenos traumas sofridos se transformam em subluxações vertebrais, que são pequenos desarranjos musculares que reduzem a mobilidade e interferem na transmissão de impulsos nervosos que são emitidos por meio dos nervos que constituem a coluna vertebral e chegam até o cérebro.
Durante os primeiros cinco anos de vida, a criança ainda está com sua estrutura se desenvolvendo, inclusive seus nervos. A Quiropraxia auxilia em reparar possíveis desarmonias na coluna vertebral para que o desenvolvimento da estrutura ocorra de forma saudável, sem que problemas no futuro surjam por conta de uma alteração na comunicação dos nervos com o sistema nervoso central.
Em bebês recém-nascidos, a técnica também pode ser aplicada, visto que no momento do parto os médicos os puxam pela cabeça, gerando uma subluxação na coluna cervical que pode impactar em seu desenvolvimento.
Como funciona?
O ajuste quiroprático em crianças não é o mesmo aplicado em adultos, visto que toda a sua estrutura óssea ainda está em desenvolvimento. Aliás, o tipo de ajusto aplicado nos mais jovens pode variar de acordo com a avaliação do quiropraxista.
Em quais casos pode ser indicado?
Além dos traumas citados, ocasionados pelo momento do nascimento e tombos durante as brincadeiras diárias, um mal recorrente nos dias atuais é o sedentarismo.
Crianças costumam optar por jogos de videogame e celulares, deixando as atividades físicas de lado e tornando-se sedentárias. A falta de hábitos saudáveis, que movimentem o corpo, resulta em um desenvolvimento inadequado da coluna, impactando na má postura, por exemplo, que consequentemente pode gerar alterações na coluna e até mesmo outros tipos de problemas como lombalgia.
O sedentarismo também gera outros impactos, como o excesso de peso, que é um fator determinante para o desenvolvimento de problemas relacionados à coluna. A sobrecarga aplicada à estrutura resulta em dores às crianças e prejudica seu desenvolvimento musculoesquelético.
Na escola
Vale a atenção também o período escolar, visto que uma mochila muito pesada, com o peso mais do que 10% do corpo da criança também afeta a saúde da coluna, portanto, atenção quanto as mochilas na escola, elas podem ser vilãs para a coluna dos pequenos.
Agende uma sessão de avaliação agora mesmo, por meio do (11) 98777- 4343, ou através da aba “Agende sua consulta”, disponível no topo de nossa página oficial. Nossa clínica está localizada na Rua Gumercindo Saraiva, 10, no Jardim Europa.
Leia Mais
Bruxismo, Enxaqueca e Coluna Cervical: A Conexão Revelada e o Tratamento pela Quiropraxia na Natacha Félix Quiropraxia SP
A saúde, frequentemente, esconde seus mistérios em conexões inesperadas, especialmente quando se tra...
Desvendando a Condromalácia: Orientações de uma Quiropraxista Especializada
Na área da saúde musculoesquelética, encontramos diversas condições que podem causar desconforto e d...
Descubra o Poder das Cócoras: Equilíbrio, Força e Mobilidade Natural
Se você já observou crianças pequenas brincando, é provável que tenha notado algo interessante: elas...