O que é Cavitação

Você sabe o que é cavitação?

Certamente, durante uma sessão de Quiropraxia ou até mesmo em vídeos divulgados na internet muitos já ouviram aqueles estalos que ocorrem durante os ajustes quiropráticos.

o que são cavitaçõesOs estalos levam o nome de cavitação vertebral, que ocorrem por conta de movimentos repentinos aplicados durante a sessão, visto que o líquido sinovial, que envolvem as articulações, sofre uma pressão e pequenas bolhas estouram nas articulações, causando o efeito do estalo. Um exemplo prático é em uma garrafa de champanhe, que acumula diversas bolhas dentro e quando estouram causam aquele som de “pop” ao abrirmos, esse mesmo efeito é notado nos ossos.

O que é o líquido sinovial?

O líquido sinovial está presente em todas as nossas articulações, e tem a função lubrificar os ossos e tendões, o mesmo é composto por gases e tem uma aparência viscosa. Esse líquido evita que ocorra um atrito entre as articulações, que acarretam em dores e limitação de movimentos.

A cavitação dói?

A cavitação não necessariamente vai doer, o efeito causado pelo ajuste quiroprático é rápido e pode causar espanto em alguns, mas com um profissional capacitado, o procedimento causa a sensação de alívio na funcionalidade corporal, proporcionando qualidade de vida e bem-estar. Portanto, não é preciso ter medo de realizar o procedimento.

Posso me auto ajustar?

Criar o hábito de estalar as costas ou o pescoço sozinho não é saudável, visto que neste processo, uma vértebra pode sair do lugar e, para corrigir sua posição, somente com o acompanhamento médico ou quiroprático.

O efeito causado pelo estalo na coluna de forma independente, dá à vértebra uma maior mobilidade – mais do que ela já tem – facilitando com que ela sai do seu lugar e causando uma desarmonia na coluna chamada de subluxação, gerando quadros dolorosos e até mesmo a dificuldade para movimentar-se. O estalo, causa uma instabilidade nas articulações, deixando-as mais suscetíveis a problemas degenerativos e lesões.