O que causa dor nas costas?

Todas as pessoas experimentam dor nas costas eventualmente. Saiba o que você pode fazer para lidar com ela e para tratá-la.

A dor nas costas é um motivo comum para faltar no trabalho e ir ao médico. Ela é desconfortável e debilitante.

Pode resultar de lesão, atividade e algumas condições médicas. A Dor nas costas pode afetar pessoas de qualquer idade, por diferentes razões. À medida que as pessoas envelhecem, a chance de desenvolver dor lombar aumenta, devido a fatores como ocupação prévia e doença degenerativa do disco.

A dor lombar pode estar ligada à coluna lombar óssea, discos entre as vértebras, ligamentos ao redor da coluna vertebral e discos, medula espinhal e nervos, músculos lombares, órgãos internos abdominais e pélvicos e a pele ao redor da região lombar.

Dor na parte superior das costas pode ser devido a distúrbios da aorta, tumores no peito e inflamação da coluna vertebral.

Causas

O dorso humano é composto por uma estrutura complexa de músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos, que trabalham juntos para apoiar o corpo e permitir que nos movimentemos.

O que causa dor nas costasOs segmentos da coluna são “almofadados” com almofadas semelhantes a cartilagem, chamadas discos.

Problemas com qualquer um desses componentes podem levar a dores nas costas.

Danos podem resultar de tensão, condições médicas e má postura, entre outros.

Fatores de risco

Os seguintes fatores estão ligados a um maior risco de desenvolver dor nas costas:

• Atividades ocupacionais;
  • Gravidez;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Baixa aptidão física;
  • Idade avançada;
  • Obesidade e excesso de peso;
  • Fumar;
  • Exercício físico extenuante ou trabalho, especialmente se feito incorretamente;
  • Fatores genéticos;
  • Condições médicas, como artrite e câncer.

A dor lombar também tende a ser mais comum em mulheres do que em homens, possivelmente devido a fatores hormonais. Estresse, ansiedade e transtornos de humor também foram relacionados à dor nas costas.

Sintomas

O principal sintoma de dor nas costas é uma dor em qualquer parte das costas, e às vezes até as nádegas e pernas.

O que causa dor nas costasAlguns problemas nas costas podem causar dor em outras partes do corpo, dependendo dos nervos afetados.

A dor geralmente desaparece sem tratamento, mas se ocorrer com qualquer uma das pessoas nas condições a seguir deve-se consultar o médico:

• Perda de peso;
  • Febre;
  • Inflamação ou inchaço nas costas;
  • Dor nas costas persistente, onde deitado ou em repouso não ajuda;
  • Dor nas pernas;
  • Dor que atinge abaixo dos joelhos;
  • Uma lesão recente, golpe ou trauma nas costas;
  • Incontinência urinária;
  • Dificuldade para urinar;
  • Incontinência fecal ou perda de controle sobre os movimentos intestinais;
  • Dormência em torno dos genitais;
  • Dormência ao redor do ânus;
  • Dormência ao redor das nádegas.

Tratamento

Dor nas costas geralmente resolve com repouso e remédios caseiros, mas às vezes o tratamento médico é necessário.

Terapias complementares, como a quiropraxia, podem ser utilizadas em conjunto com outras áreas da medicina, ou sozinhas.

Um quiropraxista trata problemas nas articulações, músculos e ossos. O foco principal é a coluna.

Artigo originalmente publicado em Science Daily.