Hérnia de Disco: como a quiropraxia pode ajudar?

Hérnia de Disco: como a quiropraxia pode ajudar?

Você sabe o que é Hérnia de Disco?

 

A hérnia discal, ou hérnia de disco, é uma lesão do disco intervertebral. Antes de prosseguir, um parênteses: o disco intervertebral está localizado entre duas vértebras e funciona como um “amortecedor” de cargas. Por conta desta função, ele é fundamental para o desenvolvimento das atividades cotidianas e para a prática saudável de exercícios.

O disco intervertebral possui uma área central gelatinosa, chamada de núcleo pulposo, que é rodeado por um anel fibroso (o qual, por sua vez, é responsável por manter o núcleo em seu local ideal). Quando degenerações ocorrem e os anéis fibrosos se rompem, o material gelatinoso pode “vazar”, pressionando as raízes nervosas do canal vertebral e causando o que chamamos de hérnia de disco. As hérnias de disco podem ser assintomáticas ou sintomáticas. Neste último caso, a dor manifesta-se normalmente com irradiação para as regiões dos membros (braços ou pernas), também apresenta falta de sensibilidade, formigamento na mesma região e costuma ser incapacitante.

Um artigo publicado pela Revista Brasileira de Ortopedia indica que a hérnia discal ocorre principalmente entre a quarta e a quinta décadas de vida, embora possa ocorrer em todas as faixas etárias. Aproximadamente 3% da população é afetada por este distúrbio, que ocorre majoritariamente em homens, mas que também pode afetar mulheres, normalmente acima dos trinta e cinco anos. É importante também salientar que a enfermidade é a condição que mais leva à cirurgia de coluna.

Por conta do alto impacto na qualidade de vida dos afetados e de sua gravidade, as hérnias de disco são consideradas um problema de saúde mundial, dado o fato de que geram incapacidade física.Hérnia de Disco

Quadro Clínico: desenvolvimento da hérnia de disco

 

A degeneração dos discos intervertebrais costuma acontecer de forma progressiva. Existem quatro momentos de degeneração específicos, sendo estes:

  • Abaulamento: primeira fase do problema. Neste momento, os discos estão começando a sofrer abalos significativos, o que danifica os anéis fibrosos;
  • Protusão: quando já há pressão contra os nervos, quadros de dor podem ocorrer. Por não serem tão drásticos, nem sempre são tratados coerentemente. Isto, por sua vez, faz com que o problema evolua para o terceiro estágio;
  • Extrusão: na fase de extrusão, os anéis fibrosos já foram rompidos. O paciente é acometido então por dores profundas, sensibilidade nas regiões afetadas, formigamento nos membros inferiores e também perde a força;
  • Sequestro: o líquido presente no núcleo pulposo rompe as barreiras dos discos intervertebrais e invade o canal da medula, o que gera afastamento das atividade de vida diária e em alguns casos, necessidade de intervenção cirúrgica.

O quadro clínico de uma hérnia de disco costuma ser iniciado por dor forte no trajeto do nervo afetado, palestrais, formigamento e perda de força. As crises costumam durar de 1 a 3 meses e, quanto mais depressa for tratada, mais rápido o paciente sairá da crise.

Hérnia de Disco

Causas da degeneração e cuidados com a hérnia de disco

 

As degenerações da coluna vertebral estão naturalmente associadas ao processo de envelhecimento, mas não devem ser vistas como menos relevantes por conta disso. Este processo pode e deve ser retardado. Como sabemos, o sedentarismo está associado a diversas enfermidades e, como não poderia deixar de ser, também possui efeito sobre a saúde da coluna vertebral. (imagine um carro, quando trocamos de pneu devemos alinhar e balancear as rodas para que elas se desgastem igualmente, o nosso corpo segue o mesmo principio. Cargas colocadas de maneiras erradas na coluna causa desgaste nas articulações antes do tempo)

A ausência de atividade física, aliada a posturas incorretas e a trabalhos que exigem que os indivíduos permaneçam em posições fixas por muitas horas, como ficar sentado, pode causar semi-retificação da curvatura lombar e, consequentemente, pressionar o disco intervertebral de maneira errada. Com o tempo essa pressão errada faz com que as camadas do disco se rompam e o núcleo seja exposto. Existem ainda estudos que implicam que a predisposição genética é um fator que pode influenciar na formação de hérnia de disco.

Para prevenir o problema, é importante manter a postura correta, acostumar-se a carregar cargas junto ao corpo, evitar torções da coluna, vigiar as posturas praticadas durante o trabalho ou em momentos em que é preciso estar sentado por muito tempo e praticar esportes. Alongamentos são muito estimulados, desde que os limites do corpo sejam respeitados.

Pacientes que possuem hérnia de disco não devem manter a mesma postura por tempo prolongado e devem buscar acompanhamento clínico frequente. Exercícios são necessários, mas devem ser acompanhados por um profissional especializado, que não submeta a coluna do indivíduo a mais abalos ou degenerações.

Hérnia de Disco

Diagnóstico e Tratamento da Hérnia de Disco: Quiropraxia e responsabilidade

 

O diagnóstico da hérnia de disco é feito por meio de exames ortopédicos e neurológicos, que testam o trajeto do nervo. Antes de prosseguir com o tratamento especializado, é fundamental determinar o tamanho da lesão e a região em que ela está localizada. Com estas coisas definidas, quiropraxista responsável saberá qual é o melhor tratamento a ser seguido pelo paciente.

Aliada a outras terapias, como a acupuntura, e a tratamento responsável e clínico, a quiropraxia pode ser de grande ajuda para os que são acometidos pelas hérnias de disco. Por meio de técnicas específicas, o quiropraxista remove sobrecargas incorretas nos discos intervertebrais, melhorando a movimentação da vertebral e, a longo prazo, fazendo com que o organismo reabsorva os líquidos que saíram do canal medular.

Embora os discos intervertebrais não se refaçam, um tratamento quiroprático irá diminuir a compressão da região afetada e, com isso, aliviar os quadros de dor e os sintomas da enfermidade. Desde que o paciente mantenha a frequência das sessões de quiropraxia, comprometa-se a corrigir suas posturas e pratique atividade física consciente, os benefícios são notórios.

Se você tem sentido dores na região da lombar, com irradiação frequente para os membros inferiores, não deixe a sua saúde para depois: o diagnóstico preciso e precoce de qualquer enfermidade é o melhor remédio.

Agende uma sessão de avaliação agora mesmo, por meio do (11) 98777- 4343, ou através da aba “Agende sua consulta”, disponível no topo de nossa página oficial. Nossa clínica está localizada na Rua Gumercindo Saraiva, 10, no Jardim Europa.

Leia Mais