Enxaqueca Crônica associada a DTM e ATM

Casos de enxaqueca crônica são amplificados por desordem mandibular

Enxaqueca Crônica associada a DTM e ATM

Em um estudo, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), no Brasil, constataram que quanto mais frequentes forem as crises de enxaqueca, mais grave será a chamada desordem temporomandibular, ou DTM. A articulação temporomandibular age como uma dobradiça deslizante conectando o maxilar ao crânio, portanto, os sintomas do transtorno incluem dificuldade de mastigação e tensão articular.

“Nosso estudo mostra que pacientes com enxaqueca crônica, ou seja, ataques que ocorrem em mais de 15 dias por mês, são três vezes mais propensos a relatar sintomas mais graves de DTM do que pacientes com enxaqueca eventual”, disse Lidiane Florencio, a primeira autora do estudo, que faz parte do Projeto Temático “Estudo de associação de clínica, funcional e neuroimagem em mulheres com enxaqueca”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Estudos anteriores já indicaram que a enxaqueca está de alguma forma associada à dor nos músculos da mastigação. No entanto, esta pesquisa foi a primeira a considerar a frequência de ataques de enxaqueca ao analisar sua conexão com a DTM: oitenta e quatro mulheres de trinta anos foram avaliadas, sendo 21 delas com enxaqueca crônica, 32 com enxaqueca episódica, e as 32 sem histórico de enxaqueca foram incluídos como controles – os resultados foram publicados no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics .

Sinais e sintomas de DTM foram observados em 54% dos participantes do grupo controle sem enxaqueca, em 80% dos participantes com enxaqueca episódica e em 100% daqueles com enxaqueca crônica.

Para Florencio, a sensibilização central pode explicar a associação entre a frequência de crises de enxaqueca e a gravidade da DTM.

“A repetição de ataques de enxaqueca pode aumentar a sensibilidade à dor”, disse ela. “Nossa hipótese é que a enxaqueca atua como um fator que predispõe os pacientes à DTM. Por outro lado, a DTM pode ser considerada um potencial fator de perpetuação da migrânea, pois atua como um input nociceptivo constante que contribui para a manutenção da sensibilização central e dos processos anormais de dor”. A dor nociceptiva é causada por um estímulo doloroso em terminações nervosas especiais chamadas nociceptores.

Enxaqueca e DTM têm mecanismos patológicos muito semelhantes. A enxaqueca afeta 15% da população geral, e a progressão para a forma crônica é esperada em cerca de 2,5% dos pacientes com enxaqueca. Por outro lado, a DTM é tão relacionada ao estresse, quanto tem a ver com a sobrecarga muscular. Os pacientes apresentam sintomas articulares – como dor nas articulações, redução do movimento da mandíbula, estalidos ou estalidos da articulação temporomandibular – mas também desenvolvem uma condição muscular, incluindo dores musculares e fadiga, e / ou irradiando dores na face e no pescoço.

Qual veio primeiro?

DTM e enxaqueca são comorbidades. No entanto, enquanto as pessoas que sofrem de enxaqueca estão predispostas a ter DTM, as pessoas com DTM não necessariamente terão enxaqueca.

“Os pacientes com enxaqueca são mais propensos a ter sinais e sintomas de DTM, mas o inverso não é verdade. Há casos de pacientes com DTM grave que não apresentam enxaqueca”, disse Débora Grossi, principal pesquisadora do estudo.

Os pesquisadores acreditam que a DTM pode aumentar a frequência e a gravidade dos ataques de enxaqueca, mesmo que não cause enxaqueca diretamente.

“Sabemos que a enxaqueca não é causada por DTM”, disse Florencio. “A enxaqueca é uma doença neurológica com causas multifatoriais, enquanto a DTM, como a cervicalgia – dor cervical – e outras desordens musculoesqueléticas, é uma série de fatores que intensificam a sensibilidade dos pacientes com enxaqueca. Ter DTM pode piorar os ataques de enxaqueca em termos de gravidade e frequência “.

O artigo da revista conclui que um exame dos sinais e sintomas da DTM deve ser clinicamente realizado em pacientes com enxaqueca.

“Nossos resultados mostram que a associação com a DTM existe, mas é menos frequente em pacientes com enxaqueca rara ou episódica”, disse Grossi. “Essa informação sozinha deve mudar a forma como os médicos examinam pacientes com enxaqueca. Se os pacientes com enxaqueca tendem a ter DTM mais grave, os profissionais de saúde devem avaliar esses pacientes especificamente em termos de possíveis sinais e sintomas de DTM”.

Artigo originalmente publicado em Science Daily.