Uma dieta à base de soja pode ajudar a fortalecer os ossos

Uma dieta à base de soja pode ajudar a fortalecer os ossos

Estudo mostra que dieta à base de soja pode ajudar no fortalecimento dos ossos.

Uma dieta à base de soja pode ajudar a fortalecer os ossos

Um novo estudo investigou o impacto de uma dieta a base de soja sobre a força óssea em mulheres na pós-menopausa. Os autores concluíram que comer mais soja pode de fato fortalecer os ossos em mulheres de todas as idades.

A redução na densidade e força óssea é comum em mulheres na pós-menopausa, e é de grande preocupação.

À medida que as mulheres envelhecem, a osteoporose, os níveis reduzidos de atividade física e o ganho de peso agem em conjunto para diminuir a saúde óssea e afetar negativamente o metabolismo.

A Osteoporose e a fraqueza óssea aumentam o risco de fraturas, o que leva a ainda mais inatividade e ganho de peso, agravando ainda mais a questão.

Como a população se torna – em média – mais velha e mais pesada, a saúde dos ossos é uma área importante da ciência médica a ser estudada.

Pesquisadores da Universidade do Missouri, em Columbia, começaram a testar como as alterações na dieta de uma mulher podem afetar a saúde de seus ossos. Em particular, eles estavam interessados ​​nos efeitos das proteínas à base de soja.

Efeitos da soja nos ossos

Para investigar, os cientistas utilizaram ratos. A coautora do estudo, Victoria Vieira-Potter, explica porque escolheu esse modelo.

“Pesquisas anteriores mostraram”, diz ela, “que esses ratos são bons modelos, já que as mulheres americanas são relativamente inativas antes, e especialmente depois da menopausa.”

Os pesquisadores removeram cirurgicamente os ovários de metade dos ratos para simular a menopausa.

Os cientistas alimentaram metade dos ratos com uma dieta à base de soja e os restantes dos animais com uma dieta à base de milho. Ambas as dietas continham a mesma quantidade de calorias. Eles pesaram os ratos toda semana durante um período de 30 semanas de teste.

Em seguida, a equipe coletou amostras de sangue, testou a resistência óssea e avaliou a composição corporal usando o EchoMRI, uma técnica de imagem que pode medir com precisão os níveis de gordura corporal e massa em animais vivos.

Do sangue, eles avaliaram marcadores para formação óssea e reabsorção óssea, um processo no qual os ossos são quebrados e os minerais são liberados no sangue. Marcadores de reabsorção e formação são conhecidos como marcadores de renovação óssea.

Os cientistas inspecionaram a estrutura microscópica dos ossos dos animais e os testaram mecanicamente até o ponto de ruptura.

Conclusão do estudo

A análise mostrou que, embora os marcadores de renovação não tenham sido significativamente alterados, os ossos da perna de ratos alimentados com soja foram mais fortes do que os ossos dos ratos que foram alimentados com uma dieta à base de milho.

“Em resumo, este estudo mostrou que as mulheres podem melhorar a força dos ossos adicionando alguns alimentos integrais à sua dieta.”

Autor principal do estudo, Prof. Pamela Hinton

“Nossas descobertas sugerem que as mulheres não precisam comer tanta soja quanto é encontrada em dietas asiáticas típicas, mas adicionar tofu ou outra soja, por exemplo, ou outros alimentos encontrados em dietas vegetarianas, pode ajudar a fortalecer os ossos.”

O estudo também mostrou que a melhora da resistência óssea por conta da dieta à base de soja ocorreu em ratos com e sem ovários; em ambos os grupos de ratos, a soja “melhorou significativamente a força e a rigidez dos ossos”. Em outras palavras, mesmo ossos de ratos “pós-menopausa” conseguiram se beneficiar com a mudança nas dietas.

Como o Prof. Hinton conclui, “As descobertas sugerem que todas as mulheres podem obter melhora na resistência óssea adicionando alguns alimentos integrais à base de soja, como tofu e leite de soja. Acreditamos também que as dietas à base de soja podem melhorar a função metabólica para mulheres que passaram da menopausa”.

Os resultados são interessantes e merecem uma investigação mais aprofundada. O próximo passo será entender os mecanismos moleculares subjacentes aos benefícios do aumento da ingestão de soja.

Uma vez que a equipe compreenda o processo com mais detalhes, pode ser possível aproveitar as reações envolvidas e encontrar maneiras de obter benefícios ainda maiores para a resistência óssea.

A quiropraxia pode ajudar com uma infinidade de lesões esportivas, como tendinites, entorses, distensões, dores nas costas e no pescoço. O objetivo é ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a função das articulações e reduzir a dor. Também ajudará a melhorar a amplitude de movimento, minimizar o tempo de recuperação e maximizar o desempenho atlético.

Agende sua consulta via Whatsapp clicando aqui.

Artigo originalmente publicado em Medical News Today.

Leia Mais